Pasmem, cervejas podem ficar na mesa até a hora da sobremesa!

Outro dia li uma entrevista com o chef de cozinha e especialista em cervejas Edu Gueges onde ele explicava que na hora da degustação um doce deve derreter na boca para que possamos sentir melhor seus atributos. E quando bebemos a cerveja, que está um pouco mais fria, o chocolate normalmente tende a endurecer novamente. Mas… com os mousses e brigadeiros isso não acontece, devido à textura.

Muito interessante! Continuando a pesquisa descobri 3 dicas preciosas:

Sobremesas como Torta Mousse e Torta Brigadeiro fazem uma dupla perfeita com cervejas do estilo Stout, marcadas por notas de caramelo e cacau. Por ser uma bebida com sabores tostados, que lembra café, combina muito chocolate.

A Torta Mousse de Chocolate faz  faz dupla perfeita com cervejas do estilo Stout, marcadas por notas de caramelo e cacau.

E não para por aí. Uma Torta Floresta Branca, por exemplo, pode ser degustada com as cervejas de trigo, especialmente as marcadas com notas de banana e cravo.

Já a Torta de Limão precisa da cerveja Witbier, bebida de leve acidez, para quebrar o doce e os sabores cítricos.

Harmonização de Witbier com Torta de Limão

Viu como a bebida mais apreciada pelos brasileiros faz bonito na composição com sobremesas? Harmonizar cerveja com doce pode não ser comum, mas pode ser tão agradável quanto vinho tinto com carne vermelha. Aproveite essas dicas e aprecie com moderação! 😀